TEMA
Meniscectomia e Sutura Meniscal: Uma Breve Abordagem
RFD Nº05
MENISCECTOMIA E SUTURA MENISCAL: UMA BREVE ABORDAGEM
Inês Domingos
Fisioterapeuta – FisioRoma, Lisboa
RESUMO
A abordagem perante uma lesão meniscal deve ser sempre submetida a uma avaliação multifatorial: deve ser sempre considerado o tipo de lesão meniscal e o tipo de paciente que temos perante nós. Nas últimas décadas, a evidência científica revelou-nos os resultados a curto e a longo prazo das diferentes abordagens cirúrgicas. Encontramo-nos na era da preservação meniscal. Porém, as cirurgias de preservação meniscal contrastam com os procedimentos de ablação meniscal por terem uma recuperação mais conservadora e prolongada.
PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS
Menisco, lesão meniscal, sutura meniscal, meniscectomia, jovem atleta
Meniscus, meniscal injury, meniscal repair, meniscectomy, young athlete
SUMMARY
The approach to a meniscal injury must always be submitted to a multifactorial evaluation: we must always consider the type of meniscal lesion and patient. In recent decades, scientific evidence has revealed the short- and long-term results of different surgical approaches. We are in the age of meniscal preservation. However, meniscal-preserving surgeries contrast with meniscal ablation procedures for having a more conservative and prolonged recovery.
O menisco tem como funções o suporte da carga, a absorção de choque, a estabilidade, a lubrificação e a congruência articular, pelo que desempenha um papel essencial na função e biomecânica da articulação do joelho.1