Select Page

TEMA

Meniscectomia e Sutura Meniscal: Uma Breve Abordagem

RFD Nº05

MENISCECTOMIA E SUTURA MENISCAL: UMA BREVE ABORDAGEM

Inês Domingos

Fisioterapeuta – FisioRoma, Lisboa

 
RESUMO

A abordagem perante uma lesão meniscal deve ser sempre submetida a uma avaliação multifatorial: deve ser sempre considerado o tipo de lesão meniscal e o tipo de paciente que temos perante nós. Nas últimas décadas, a evidência científica revelou-nos os resultados a curto e a longo prazo das diferentes abordagens cirúrgicas. Encontramo-nos na era da preservação meniscal. Porém, as cirurgias de preservação meniscal contrastam com os procedimentos de ablação meniscal por terem uma recuperação mais conservadora e prolongada.

PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS

Menisco, lesão meniscal, sutura meniscal, meniscectomia, jovem atleta
Meniscus, meniscal injury, meniscal repair, meniscectomy, young athlete

SUMMARY

The approach to a meniscal injury must always be submitted to a multifactorial evaluation: we must always consider the type of meniscal lesion and patient. In recent decades, scientific evidence has revealed the short- and long-term results of different surgical approaches. We are in the age of meniscal preservation. However, meniscal-preserving surgeries contrast with meniscal ablation procedures for having a more conservative and prolonged recovery.

O menisco tem como funções o suporte da carga, a absorção de choque, a estabilidade, a lubrificação e a congruência articular, pelo que desempenha um papel essencial na função e biomecânica da articulação do joelho.1

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.