Select Page

ARTIGO

Efetividade da Terapia por Ondas Choque no Tratamento da Tendinopatia Rotuliana: Revisão de Literatura

RFD Nº10

Efetividade da Terapia por Ondas Choque no Tratamento da Tendinopatia Rotuliana: Revisão de Literatura

Vanessa Fernandes1 · Joana Azevedo1 · Nuno Ventura1 · Ricardo Cardoso1 · Isabel Moreira-Silva1 · Adérito Seixas1

1Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

RESUMO

Objetivos: Identificar e sumariar a melhor evidência disponível para verificar a eficácia da terapia de ondas choque (TOC) no tratamento da tendinopatia rotuliana (TR). Metodologia: Pesquisa computorizada em três bases de dados e um motor de busca com a combinação “shockwave therapy” AND “patellar tendinopathy” para identificar estudos randomizados controlados que avaliassem a efetividade da TOC no tratamento da TR. Resultados: Um total de 7 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade, tendo apresentado resultados para um total de 268 indivíduos. A maioria dos estudos conclui que a TOC reduz a dor e melhora a funcionalidade do paciente, sendo um método seguro e promissor em pacientes com tendinopatia. Conclusão: Apesar da literatura sugerir que a TOC é uma intervenção promissora, o número limitado de estudos, especialmente de elevada qualidade, sugere cautela na interpretação dos resultados.

ABSTRACT

Objectives: To identify and summarize the best available evidence to verify the effectiveness of shock wave therapy (SWT) in the treatment of patellar tendinopathy (PT). Methodology: Computerized search in three databases and one search engine with the combination “shockwave therapy” AND “patellar tendinopathy” to identify randomized controlled trials that evaluated the effectiveness of CWT in the treatment of PT. Results: A total of 7 studies met the eligibility criteria, presenting results for a total of 268 subjects. In most of the analysed studies, the authors concluded that SWT reduces pain and improves patient functionality, being a safe and promising method in patients with tendinopathy. Conclusion: Although the literature suggests that SWT is a promising intervention, the limited number of studies, especially of high quality, suggests caution in interpreting the results.

PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS

Tendinopatia rotuliana, Dor, Funcionalidade, Terapia por ondas de choque.
Patellar tendinopathy, Pain, Functionality, Shockwave therapy.

INTRODUÇÃO

A tendinopatia rotuliana (TR), também conhecida como “joelho do saltador”, ocorre frequentemente em desportos que envolvam salto ou corrida e em movimentos como acelerar ou desacelerar, ou seja, onde existe sobrecarga do aparelho extensor do joelho.1 O risco de desenvolvimento de TR pode ser influenciado por fatores de caráter interno e externo2,3 e é caracterizada por microtraumas no tendão causados principalmente pelo stress mecânico repetitivo exigido pela repetição destas atividades e/ou devido ao descanso insuficiente entre sessões.4 Esta condição musculoesquelética é caracterizada por dor anterior no joelho relacionada à atividade progressiva e disfunção do tendão rotuliano, predominantemente na junção teno-óssea proximal junto ao polo inferior da rótula.2 Estima-se que a prevalência da TR varia entre 3% e os 45%, afetando atletas de alta competição e como amadores.5 O sexo masculino tende a ser o mais afetado (2:1), assim como atletas com um índice de massa corporal (IMC) mais elevado.6-8 .

Vários tipos de tratamento são utilizados na gestão da TR. Estes incluem repouso, anti-inflamatórios, infiltrações, taping, exercício, terapia por ondas de choque, eletrólise percutânea e cirurgia. O tratamento conservador apresenta-se como tratamento de primeira linha no processo de reabilitação das tendinopatias.9.

A terapia por ondas de choque (TOC) é frequentemente utilizada no tratamento de condições comuns dos membros inferiores, incluindo tendinopatia do tendão de Aquiles, síndrome da dor trocantérica, síndrome do stress tibial medial, TR e tendinopatia dos isquiotibiais.10.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão