Select Page

ARTIGO

A INTEGRAÇÃO ENTRE A FISIOTERAPIA E MEDICINA DENTÁRIA DESPORTIVA NO CUIDADO AO ATLETA DE ALTO RENDIMENTO

RFD Nº14

A INTEGRAÇÃO ENTRE A FISIOTERAPIA E MEDICINA DENTÁRIA DESPORTIVA NO CUIDADO AO ATLETA DE ALTO RENDIMENTO

Luciano Maia · André Júdice · Robson Scoz · Daniel Ferreira · João Botelho · José Mendes

Laboratório de Avaliação Física e Funcional em Fisioterapia – LAFFFi · Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz – CiiEM Medicina Dentária Desportiva Egas Moniz – MDD · Egas Moniz School of Health and Science

Os Atletas de alto rendimento dedicam um número incalculável de horas na procura da excelência que lhes permitirá competir no mais alto nível.1 Sabe-se que a Fisioterapia tem um papel fundamental no acompanhamento e cuidado desses atletas, contudo, existe uma importante área na contribuição para uma melhor performance que frequentemente é negligenciada: a saúde oral.

O interesse da intervenção do Médico Dentista nesses indivíduos prende-se por um lado com a prevenção e por outro com a correção de lesões/patologias da cavidade oral que possam prejudicar o bem-estar do atleta e consequentemente afetar o seu rendimento. Esta situação se torna mais grave quando o atleta fica incapaz de treinar ou competir devido a uma dor de origem dentária, infeção oral ou até um trauma orofacial.

A Medicina Dentária Desportiva – MDD da Egas Moniz School of Health and Science criou em 2018 um serviço pioneiro em Portugal. O objetivo principal é de levar o conhecimento e as inovações produzidas no âmbito universitário para o tratamento mais qualificado ao atleta.

A oferta inicial do serviço consistia em uma consulta para diagnóstico que permitia definir um plano de tratamento personalizado de acordo com a história clínica e desportiva de cada atleta. Esse procedimento também informava acerca: dos riscos associados à prática desportiva específica; dos hábitos alimentares (ex. consumo excessivo de isotónicos e açúcares), do nível de apertamento dentário excessivo (causa de desgaste e outras patologias) e da possibilidade de traumas (prevenção com proteções).

Em 2021 o Laboratório de Avaliação Física e Funcional em Fisioterapia – LAFFFi, foi integrado no serviço e através da realização de avaliações específicas com instrumentação biomédica (eletromiografia, dinamometria, algometria, avaliação postural e plataforma de força) está potencializando os resultados através de métricas para cada desporto, melhorando assim a identificação das reais necessidades dos atletas ou equipas, procurando associar a saúde oral, física e atlética.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão