Select Page

ARTIGO

Tratamento Conservador da Rotura do Músculo Longo Adutor com Retração do Tendão: Relato de Caso

RFD Nº09

TRATAMENTO CONSERVADOR DA ROTURA DO MÚSCULO LONGO ADUTOR COM RETRAÇÃO DO TENDÃO: RELATO DE CASO

José Luís Nogueira · Elisa Rodrigues

Fisioterapeutas · Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto

RESUMO

O tratamento conservador tem sido referenciado como uma opção viável nas roturas com avulsão do músculo longo adutor. Apresentamos o caso de um atleta de futebol amador, de 21 anos de idade, com avulsão do músculo longo adutor à esquerda e retração de 3,5cm, confirmado através de ecografia e ressonância magnética. O plano de tratamento consistiu em exercícios de fortalecimento, terapia manual e agentes eletrofísicos. O atleta voltou a jogar três meses e duas semanas após lesão. O resultado sugera a possibilidade abordagem conservadora como uma opção alternativa, sem aumentar o tempo de reabilitação.

PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS

Adutores, atleta, futebol, regresso ao jogo
Adductors muscles, athlete, football, return to play

ABSTRACT

Conservative treatment has been referred as a viable option for avulsed ruptures of the adductor longus. We present a case of a 21-year-old amateur soccer player with left adductor longus avulsion and 3.5 cm retraction, confirmed by ultrasound and magnetic resonance imaging. Treatment plan consisted of strengthening exercises, manual therapy and physical agents. The athlete returned to play three months and two weeks after the injury. Results suggest the conservative approach as an alternative option without increasing rehabilitation period.

INTRODUÇÃO

As roturas totais com avulsão e retração do tendão do músculo longo adutor na inserção no osso púbico, são raras e são poucos os casos relatados na literatura.1-3 O facto de o longo adutor ser um músculo uniarticular pode ser um fator a favor do tratamento conservador, uma vez que existem outros músculos de apoio para as mesmas funções, como os músculos adutor curto, magno e pectíneo.2 Esta abordagem permite o regresso à atividade desportiva mais precocemente e evita os riscos associados à intervenção cirúrgica.4 O objetivo deste relato de caso é descrever os procedimentos de avaliação, estratégias de intervenção e de regresso à competição..

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.