Select Page

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

O Fisioterapeuta no desporto de alta competição: A seleção nacional de Boccia (SNB)

RFD Nº05

CRISTINA MARQUES

Fisioterapeuta

 

Seleção Nacional de Boccia Fisioterapeuta no ISS, IP Prof Convidada Licenciatura Osteopatia Universidade Atlântica Comissão Instaladora da Federação de Boccia de Portugal Osteopata e Fisioterapeuta em Clinica Privada

O FISIOTERAPEUTA NO DESPORTO DE ALTA COMPETIÇÃO: A SELEÇÃO NACIONAL DE BOCCIA (SNB)

O Fisioterapeuta no desporto desenvolve competências específicas na promoção da atividade física de forma efetiva e segura, na educação e aconselhamento dos atletas. Intervém no âmbito clínico e nos aspetos do treino e de competição desportiva com o objetivo de prevenir lesões, otimizar a função em geral e o gesto desportivo em particular, contribuindo para o melhor desempenho desportivo através do conhecimento específico das capacidades técnicas / psicomotoras e dos comportamentos adequados para a melhor prática desportiva.

O Fisioterapeuta que intervém na alta competição, quer seja numa dimensão individual, coletiva ou ambas, como é o caso da modalidade de Boccia, deve apresentar uma visão e um comportamento profissional multidisciplinar.

A preponderância do fisioterapeuta enquanto parceiro do treinador destaca-se no planeamento e implementação do treino de mobilidade, força, coordenação e capacidade respiratória, no aconselhamento e na adaptação de produtos de apoio / material de jogo.

Os fisioterapeutas no desporto são inovadores na sua área de intervenção, desafiam e avaliam criticamente a sua prática, desenvolvem novo conhecimento através da investigação, contribuindo constantemente para atualização da sua melhor prática clínica.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.