Select Page

INOVAÇÃO

Uma Equipa Multidisciplinar para Produção e Partilha de Conteúdo, Promovendo o Crescimento da Medicina Desportiva e Ciências do Desporto.

RFD Nº06

Uma Equipa Multidisciplinar para Produção e Partilha de Conteúdo, Promovendo o Crescimento da Medicina Desportiva e Ciências do Desporto.

 

Ft. Lucas Brink Carvalho · Ft. Rúben Ferreira · Dr. João Pedro Araújo

A Football Medicine é uma equipa multidisciplinar de profissionais e clínicos envolvidos na Medicina Desportiva e nas Ciências do Desporto, ambas aplicadas ao futebol, motivados pela experiência e vontade de produção de conteúdo, promovendo assim a formação dos pares e o debate de ideias.

Nascida em 2015 pelas mãos dos seus fundadores, o médico especialista em Medicina Física e Reabilitação, João Pedro Araújo e os fisioterapeutas Rúben Ferreira e Paulo Barreira, surge a marca Football Medicine®, juntamente com o seu website (footballmedicine.net) e a presença nas redes sociais. O objetivo deste grupo foi o da divulgação da (boa) prática multidisciplinar nas equipas clínicas e de performance fundamentada no raciocínio objetivo e científico, contrabalançando os existentes dogmas e práticas clínicas baseadas na perceção individual, experimentalismo e evidência anedótica.

Inicialmente, a comunicação começou por ser a partilha da prática clínica realizada por esta equipa, compreendendo-se assim ser um exercício de prática refletida, divulgação de atividades clínicas e académicas e partilha da evidência mais atualizada entre profissionais do desporto e clínicos a trabalhar no futebol. Para este objetivo, e fruto do natural crescimento do projeto, a equipa começou a crescer, garantindo assim uma visão verdadeiramente multidisciplinar e internacional, englobando novos elementos como nutricionistas, profissionais do exercício físico e treinadores de futebol, a somar à junção de médicos e fisioterapeutas. A concretização deste projeto tomou proporção e forma com a reestruturação do departamento médico e de performance do Sporting Clube de Portugal, onde a visão que motivou a criação da Football Medicine® vigora e é aplicada no dia a dia, com a equipa multidisciplinar reunida com o projeto de comunicação a convergir numa mesma equipa clínica.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.