Select Page

ARTIGOS

PREVALÊNCIA DE FACTORES DE RISCO EM ATLETAS DE ANDEBOL COM E SEM HISTORIAL DE LESÕES DE SOBRECARGA

RFD Nº16

PREVALÊNCIA DE FACTORES DE RISCO EM ATLETAS DE ANDEBOL COM E SEM HISTORIAL DE LESÕES DE SOBRECARGA

Inês Ventura *, Sofia Vieira, Joana Rosa, Margarida Feliciano, José Brito 1, Luciano Maia Alves Ferreira 1, Duarte Tavares 2 and Manuel Barbosa de Almeida 1
1 Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM); Escola Superior de Saúde e Ciência Egas Moniz, Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829-511 Caparica, Almada, Portugal
2 Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., Av. D. João de Deus, Lisboa, Portugal. Estados Unidos da América nº 77, 1749-096 Lisboa, Portugal.
* Correspondência: mbalmeida@egasmoniz.edu.pt
Apresentado no 6º Congresso Internacional do CiiEM-Imediate and Future Challenges to Foster One Health, Almada, 5-7 de julho de 2023.
RESUMO

O andebol é um desporto exigente com risco de lesões de sobrecarga. O objetivo do estudo foi comparar o movimento escapular, o rácio de força dos rotadores externos/internos e a amplitude de movimento dos rotadores do ombro de atletas de andebol com e sem historial de lesões de sobrecarga. Foram recolhidos dados transversais de atletas de andebol do sexo masculino. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos, exceto no que diz respeito à discinesia na posição de avaliação final e à amplitude de movimento da rotação externa. A prevalência de discinesia escapular foi elevada em ambos os grupos. Estes resultados realçam a importância da identificação e abordagem destes factores de risco nos programas de prevenção de lesões e reabilitação de atletas de andebol.


Palavras-chave: andebol; sobrecarga; ombro; lesão de sobrecarga; factores de risco; prevenção.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão