Select Page

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

O Fisioterapeuta também foi um Ironman

RFD Nº02

O FISIOTERAPEUTA TAMBÉM FOI UM IRONMAN

(OU COMO PARTICIPAR NO EPIC5 CHALLENGE E VOLTAR DE LÁ VIVO)
Ft. Pedro Figueiredo

Fisioterapeuta Principal. Clinisete, Lisboa.

A prova conhecida como triatlo de longa distância Ironman nasceu em 1977 nos Estados Unidos, fruto da vontade de criar um desafio superlativo que pusesse à prova a capacidade física e que também aferisse qual a modalidade que revelaria os atletas mais bem preparados: os nadadores, os corredores ou os ciclistas.

A ORIGEM

John Collins, comandante da Marinha dos EUA, conseguiu persuadir um conjunto de atletas, na sua maioria militares de carreira, a juntar três competições, que já existiam no arquipélago do Hawaii, em forma de prova de triatlo de longa distância: a prova de natação em mar aberto de Waikiki, a volta a Oahu em bicicleta e a maratona de Honolulu. Esta iniciativa surgiu após uma série de conversas entre compinchas e pretendia esclarecer qual a modalidade seria a mais difícil de se cumprir e, não menos importante, quem seria o homem de ferro que conseguiria vencer este triatlo, cumprindo as três modalidades num só dia.

A prova de Ironman consiste em nadar 3,8kms em mar aberto, pedalar 180kms em estrada e, finalmente, correr uma maratona de 42,2kms em estrada, tudo no mesmo dia, com tempo máximo de 17 horas. Os atletas têm de se preparar com muita antecedência nas diversas modalidades que compõem o desafio por serem disciplinas tão diferentes, como tecnicamente exigentes.

A primeira competição teve lugar no dia 18 de Fevereiro de 1978, contando 15 participantes, incluindo o mentor John Collins, e teve como vencedor Gordon Haller com o total de 11 horas, 46 minutos e 40 segundos.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RFD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.