EDITORIAL
FT. NUNO ARNAUT POMBEIRO
Linha Única
Sempre considerei a profissão de fisioterapeuta como nobre, digna e especial e o seu exercício de elevada exigência e capacidade técnica.
Também li algures que a nossa profissão está no top 3 das profissões mais felizes do mundo. Pois, não me espanta…
E porque é uma profissão de manifesto relevo e de interesse público foi possível, com o empenho de muitos e bons dos nossos profissionais, avançar com o processo de criação da Ordem dos Fisioterapeutas, que é um projeto que interessa a todos aqueles que pretendam melhorar o funcionamento deste setor de atividade, disciplinando o respetivo acesso e exercício, designadamente, com a elaboração de normas técnicas e de princípios e regras deontológicos específicos.
Para nos dar a conhecer um pouco mais o projeto de criação da nossa Ordem, entrevistamos nesta edição, a Ft. Isabel de Souza Guerra, Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas, a quem agradecemos a sua colaboração e esclarecimentos.
Está em curso mais uma etapa de valorização e reconhecimento da nossa profissão. Hoje mais do que nunca, olho para trás e sinto-me grato pelo caminho que enveredei e pela profissão que escolhi.
Caberá a cada um de nós continuar a trilhar este caminho que, pese embora, possa ser nalguns momentos difícil, é, não esqueçamos, maioritariamente feliz, já que está essencialmente destinado a ajudar os outros a transporem obstáculos e constrangimentos físicos.
Nesta edição temos, igualmente, uma variedade de artigos muito relevantes para a Fisioterapia no Desporto, sendo esta mais uma edição em que tentámos trazer temas importantes para o desenvolvimento dos profissionais ligados ao desporto, algo que só é possível devido à valiosa colaboração dos autores dos artigos aqui submetidos – aos quais endereçamos um especial agradecimento pelas horas de investigação e trabalho em prol do desenvolvimento da profissão.