ARTIGO
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas
RFD
APFISIO
A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) foi fundada em 12 de novembro de 1960. Foi “criada 3 anos após a formação das primeiras fisioterapeutas no país” e representa a classe dos fisioterapeutas em Portugal. Em 1963, três anos depois, integrou a World Confederation for Physical Therapy (WCPT) e em 1998 a ER-WCPT, a região europeia desta confederação.
A observação do site (www.apfisio.pt) permite verificar que a APFISIO não deixa dúvida que “trabalha diariamente com objetivo de defender os interesses dos seus associados”, mas também se preocupa com o bem-estar do público em geral e com os cuidados e boa informação sobre a COVID-19. O dinamismo da APFISIO é demonstrado pela enorme produção de conteúdos e de formações dos onze Grupos de Interesse, todos com link próprio: pediatria, cuidados continuados e cuidados paliativos, hidroterapia, cardiorrespiratório, pessoas com amputação, musculosquelética, saúde da mulher, neurologia, desporto, envelhecimento e movimento jovem na fisioterapia.
A COVID-19 merece realce no site da APFISIO, com secção própria cheia de informação útil para o fisioterapeuta e para a população em geral, e “recomenda o máximo de cuidado na seleção das fontes de informação dada a quantidade de notícias falsas que circulam”. A quantidade de informação é enorme, muito dinâmica, com perguntas e repostas, fórum e conteúdos produzidos pelas secções da APFISIO. Às pessoas com COVID-19 explica-se a gestão dos sintomas respiratórios, a gestão de sintomas de stress e ansiedade, os exercícios domiciliários, a gestão da oxigenoterapia de longa duração, a atividade física após recuperação da COVID-19 entre a muita informação disponível. Para o fisioterapeuta estão expostos dezenas de links de conselhos profissionais e administrativos, normas de higiene e de segurança, incluindo ainda um link para as recomendações da Associação Holandesa de Fisioterapeutas.
A APFISIO tem sido bastante dinâmica e atenta às circunstâncias que envolvam ou colidam com o exercício da função de fisioterapeuta. Só no ano de 2020 foram publicadas quatro Tomadas de posição, que podem ser consultas no site, num total superior já a duas dezenas:
• 13 de Julho de 2020 – Tomada de Posição da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas em resposta à tomada de posição nº2/2020 da Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação;
• 15 de Abril de 2020 – A Fisioterapia no processo de reabilitação das pessoas com COVID-19 durante o internamento hospitalar e contexto domiciliário;
• 14 de Março de 2020 – Posição da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas sobre a COVID-19 provocada pela infeção por coronavírus (SARS-CoV-2);
• 26 de Março de 2020 – O papel do fisioterapeuta em cuidados intensivos e da disponibilidade de reforço de resposta na sequência da pandemia COVID-19.
Em Janeiro de 2008 saiu o primeiro número da Revista Fisio sob a forma de boletim informativo, onde se publicam notícias, textos de opinião, entrevistas, divulgação de eventos e outros conteúdos de interesse para a classe. A ft. Isabel de Sousa Guerra, então Presidente da APFISIO, foi a primeira diretora e atualmente é o ft. Adérito Seixas que dirige a publicação. Inicialmente foi de publicação bimestral, tendo passado posteriormente para trimestral. A última foi publicada em setembro deste ano, o mês que celebra o Dia Mundial da Fisioterapia.
A Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto era “uma publicação do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas” e foi publicada durante oito anos, desde 2007 a 2014, tendo sido publicadas 13 edições. A visita de alguns dos números publicados permite concluir pela qualidade científica que apresentava, num grafismo muito clean e de fácil leitura. O Conselho Editorial era constituído por personalidades experientes no apoio ao desporto, encontrando-se nomes de fisioterapeutas e de médicos de elevada dimensão. O fisioterapeuta Marco Jardim foi o único Diretor da Revista, tendo sido assessorado pelos fts. Raúl Oliveira e José Esteves. Foi pena que tivesse sido descontinuada, pois constituía uma oportunidade de publicação e de investigação realizada pelos fisioterapeutas portugueses, assim como de grande utilidade para a atualização e sistematização de conhecimentos.
O perfil das competências do fisioterapeuta no desporto é definido em secção própria, é baseado no modelo de Bulley et al (2005) e ”surge das recomendações profissionais aprovadas pela International Federation of Sports Physical Therapy”.
Ainda na secção deste grupo de interesse e de trabalho estão publicadas guidelines de tratamentos / atuações em relação às várias articulações corporais, na fase aguda da lesão, nas lesões musculares, na concussão cerebral, no regresso ao jogo e sobre antidopagem. A oportunidade de publicação é excelente, mas haverá certamente necessidade de revisão e de atualização, pois a quase totalidade das guidelines é anterior ao ano de 2014.
A envolvência emocional e a dedicação profissional dos fisioterapeutas são bem claras: “Somos pela nossa profissão, pelos nossos utentes, pela nossa paixão: a fisioterapia. Para ir longe, devemos ir juntos”.
Órgãos Sociais
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Diretivo Nacional
Conselho Fiscal
A APFISIO está sediada em S. Domingos de Rana e pode ser contactada através de: Telf. (+351) 21 452 41 56 | E-mail: apfisio@apfisio.pt